quarta-feira, 3 de junho de 2009

le course de française

As aulas de francês sempre foram uma espécie de realidade paralela na minha estadia em Argel.

Ainda antes das nove horas, encostei-me a uma janela do primeiro andar que dá para o pátio do centro cultural francês, passavam já quase três semanas desde a minha ultima aula e as sensações que costumava sentir voltavam agora lentamente à minha memoria.

Para lá do pátio, o grande prédio colonial de arquitectura simétrica e janelas dispostas em quadricula domina a paisagem. Só não se torna enfadonho porque aparentemente nenhum dos que lá habita olha para fora de maneira igual.

As flores, as cortinas, a bicicleta, a gaiola, a mulher de roupão. Todos misturados e diferentes, mas juntos numa só fachada, diferentes mas juntos tal como os meus colegas, juntos na forma como prestam atenção às minhas descrições dos sítios que conhecem apenas dos livros. Diferentes, dando-me o privilégio de os ouvir, de me emocionar, de rir, de me fazer sentir grato por estar aqui.

1 comentário:

Francisca disse...

"Attitude is a little thing that makes a big diference" (e mais não digo, para contrariar a minha tendência de explicar tudo claramente!) Só digo que estes 5 minutos da tua escrita foram a minha leitura do almoço --- time to go back to the study!